LilySlim Weight loss tickers

LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Preconceito contra gordos: programa bem-estar

Vocês viram o programa bem-estar de hoje??? Feriado... Então, acabei de ver... Muitoooo interessante!!!


Olhem abaixo:

Pessoa que já foi gorda tem que cuidar do peso para o resto da vida.

Após o programa, Halpern e Fabiana Karla participam de chat ao vivo.

Muitas pessoas acham que os gordinhos são assim porque querem, e atribuem o excesso de peso a preguiça, falta de vergonha ou desleixo. O fato é que a obesidade é uma doença, e esse número vem crescendo no mundo todo. No Brasil, 15% da população já é considerada obesa, segundo os dados oficiais mais recentes.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, quando um indivíduo engorda, produz uma quantidade maior de células gordurosas. Ao emagrecer, essas células de gordura murcham, mas não desaparecem – a quantidade se mantém a mesma.
Gordinhos (Foto: Arte/G1)
Portanto, alguém que já pesou 100 kg e hoje está com 60 kg jamais será igual a uma pessoa de 60 kg que nunca ganhou peso. A que já foi obesa guarda no corpo as células de gordura que um dia foram inchadas, além de sofrer mudanças na expressão de genes que favorecem a obesidade, como os que estocam energia. É por essa razão que o metabolismo fica mais lento.
Quanto mais tempo o indivíduo mantiver um peso alto, mais células gordurosas vai produzir e por mais tempo o corpo vai guardar a informação desse peso na “memória”.
De acordo com uma pesquisa feita no Brasil em 2010, sete em cada dez empresários têm algum tipo de restrição para contratar pessoas acima do peso. E essa é uma constatação que quem está na fila do emprego percebe.
E o excesso de peso chama a atenção, não interessa quem é a pessoa, se tem fama ou não. A atriz Fabiana Karla, a Dilmaquinista do Zorra Total, e o ator Leandro Hassum, que também trabalha no humorístico da Globo, já sofreram com pré-julgamentos sobre sua condição de saúde e limitações físicas.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
Enquete gordinho (Foto: Reprodução)
Outros 4% responderam que já foram discriminados em festas e eventos públicos, e mais 4% sofreram o problema no transporte público.

Halpern destacou que uma pessoa acima do peso não está exatamente com problemas de saúde. A própria Fabiana Karla, que passou recentemente por uma cirurgia experimental, tem os exames normais.
Existem obesos metabolicamente normais, que, por algum motivo, não desenvolvem hipertensão ou colesterol alto. Mas isso, segundo Halpern, acontece em um em cada quatro casos e não significa que esses pacientes não precisam emagrecer.
Apesar das exceções, indivíduos com alto índice de gordura corporal apresentam mais risco de doenças cardiovasculares e diabete. Isso porque o excesso de gordura aumenta a resistência do corpo a insulina, o que leva ao aumento de açúcar, além de elevar o nível de triglicerídeos e colesterol.
Forças engordativas
Enquanto uma pessoa magra, com metabolismo normal, fabrica gordura em um determinado ritmo, um gordinho produz mais gordura em menos tempo. Além disso, enquanto um magro desfaz gordura mais rápido, um gordinho leva mais tempo.
Existem basicamente quatro forças engordativas, que levam a pessoa a:
- Comer mais
- Gastar menos
- Fazer mais gordura
- Desfazer gordura com dificuldade
Síndrome metabólica
É um conjunto de alterações que incluem o aumento do risco cardiovascular e estão associadas ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais desse hormônio. Além disso, faz aumentar a glicemia, a pressão arterial, os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL).
Síndrome metabólica (Foto: Arte/G1)

7 comentários:

  1. Não assisti hj, vou ver se acho na net, é realmente muito interessante.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. ñ assistir, mas foi por uma boa causa estara com o cardio fui buscar meu laudo uhuuu
    felicidades flor, ahhh a barrinha de peso ta que ta se mexendo ali em sucesso sempre parabéns pela eliminação bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda!!! Primeiramente quero te agradecer pelos recados que vc deixou lá no meu blog. Linda obrigada mesmo, adorei pelo apoio e carinho. Agora esse seu post, abalou heim? menina adorei, muito interessante mesmo. Parabéns!!! Linda peguei uma receita sua do bacalhau. Muito boa mesmo!!! Bjocas, Shei.

    ResponderExcluir
  4. O pior foi eu com meus amigos no paintball e eu era a mais animada. Chegando lá, acredite: a roupa nao cabia em mim. mal conseguia me mexer e não consegui fechar o macacão! HORRÍVEL!!! Nessa época (abril/2011) nem pensava em operar. Meu marido percebeu e veio ficar do meu lado... Tinha que ver minha cara...
    Enfim... é horrível ser gordo!

    ResponderExcluir
  5. bem legal essa reportagem...
    mas o problema dos genes é cruel temos essa informaçao guardadas pelo resto da vida...meu endocrino sempre falava isso pra mim...nos obesos vamos ter q lutar contra isso a vida toda assim como o diabetico o hipertenso...fazer o q?
    beijus

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii...
    Não assisti o programa hj que pena...
    Mas adorei o que vc postou...

    Vida saudável é o que todas nós almejamos...

    BJS LINDA...

    ResponderExcluir

Comenta aí que eu fico muito FELIZ!!!
Responderei por aqui mesmo: volta para ver!!!!